Busca

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ESTÁGIO


Aprender na prática é uma oportunidade ótima para que o aluno tenha contato direto com sua nova profissão.
Para a coordenadora de estágios de uma faculdade localizada em Olinda, Lourdes Pimenta, “o estágio é fundamental para que o aluno possa vivenciar pelo menos parte da teoria que adquire em sala de aula em condições reais de trabalho”. O estudante aprende a ter uma postura profissional a partir do contato com a equipe e o líder: Questões com vestuário, hábitos e práticas, entram em cena e ajudam a moldar o futuro graduado.

A ATITUDE CONTA TANTO QUANTO O CONHECIMENTO

O coordenador geral de estágio de uma tradicional universidade localizada na Boa Vista, Leonel Ferreira de Morais Neto, alerta para a importância da postura. “Hoje no mercado de trabalho há quem fale que os estudantes são selecionados pelo currículo, mas são desligados pelo comportamento. Não é desejável apenas o conhecimento, eles devem trazer consigo, juntamente a toda bagagem teórica, as habilidades, que certamente lhes assegurarão um desempenho com desenvoltura, segurança e qualidade, no exercício de suas atribuições”.

Ao se candidatar a uma vaga, é necessário escolher uma entidade séria. “Procurar, principalmente, uma empresa onde não haja o desvirtuamento do estágio, transformando-o em mão de obra barata. O aluno deverá sempre realizar uma auto-avaliação no sentido de evitar que o estágio venha a atrapalhar os estudos, descaracterizando, desse modo, a principal finalidade do estágio, de ser um ato educativo”, considera Leonel.

Uma empresa séria garantirá o Termo de Compromisso de Estágio. O documento é fundamental para a regularização do estagiário. “Também recomendo que o estágio seja na área de concentração do curso. Às vezes o aluno vai para a empresa e acaba realizando atividades distintas. Se o estágio vier a comprometer o rendimento escolar não é vantagem”, analisa Leonel.