Busca

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

5 perguntas que você não pode sair de uma entrevista de emprego sem fazer

A chave para uma entrevista bem-sucedida é manter uma conversa com o entrevistado, sendo que é importante saber quando não dominar uma conversa e também quando não deixar a entrevista cair no silêncio.


Uma boa forma de fazer a entrevista fluir bem é fazer perguntas para a pessoa que irá te avaliar. No entanto, manter a conversa durante uma entrevista de emprego pode ser difícil. Mesmo que você tenha uma lista de cinco ou 10 perguntas, o entrevistador pode não ter muito a dizer.

Quando for preparar as questões, certifique-se que elas são relevantes para mantê-lo interessado. Além disso, perguntas positivas e abertas te colocam como um funcionário simpático. O site Glassdoor listou cinco perguntas que você não pode sair de uma entrevista de emprego sem fazer. Confira:

1- O que você mais gosta em trabalhar aqui?

Essa é uma ótima questão para saber mais sobre o entrevistador em um nível pessoal. Você pode entender o sentimento do entrevistador em relação ao trabalho e ainda dar-lhe a oportunidade de falar sobre si mesmos durante a entrevista.

Além disso, ao fazer essa pergunta você também vai determinar se este trabalho é o certo para você. Se o entrevistador está hesitante em responder, pode ser um sinal de que o trabalho ou a empresa não sejam tão bons assim.

2- Como você espera que a empresa vai estar daqui há em cinco anos?

Esta é outra questão que tem potencial em obter o animo do entrevistador em relação ao seu trabalho. Você também vai aprender sobre quaisquer alterações futuras que a empresa pode enfrentar e as metas que têm pela frente.

3- Você pode me falar sobre a equipe com quem vou trabalhar?

Essa pergunta não só vai mostrar a sua confiança em conseguir o emprego, como também vai te indicar sobre o tipo de pessoas com que você vai trabalhar. Além de entender mais sobre a posição, você também vai estar mais preparado para o tipo de emprego.

4- Você poderia descrever o ambiente de trabalho da empresa?

Se você quer aprender mais sobre a cultura da empresa , esta é uma excelente pergunta a se fazer. Você vai descobrir se a cultura é mais colaborativa ou se os funcionários devem trabalhar de forma independente. Esta questão também irá ajudar a determinar se você seria a melhor pessoa para a posição.

5- Qual é a próxima etapa do processo?

Esta é uma boa pergunta para se fazer no final da entrevista, sendo que é uma forma de descobrir mais informações que você precisa saber para o resto do processo de seleção.


Fonte: InfoMoney