Busca

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Saiba como mandar um currículo por e-mail



Maíra Amorim 

Prefira enviar links em vez de anexos, apresente-se de forma sucinta e respeite as especificações de envio.
O anúncio da vaga pede que o currículo seja enviado por e-mail. Agora bate a dúvida: o que escrever na mensagem, levando em consideração que ela será recebida por uma pessoa desconhecida?
Textos padrões, como “Segue em anexo meu currículo para avaliação” têm mais chances de serem deletados sem nem ao menos serem lidos.


— Na maioria dos casos, quando não é resposta a uma vaga específica, um currículo com um texto padrão assim não deve ser enviado por e-mail, mas cadastrado no banco de dados do site da empresa. O candidato precisa saber quais são os canais de comunicação adequados — destaca Manoela Costa, gerente da Page Talent, empresa especializada no recrutamento de estagiários e trainees.
No caso de vagas específicas, Sergio Guimarães, autor do e-book “E-mail eficaz”, lembra que cresce a cada dia a resistência das pessoas em abrir anexos enviados por e-mail.

— Por isso, uma dica boa é usar sites de compartilhamento de arquivos (como Dropbox ou Sendspace) para enviar apenas um link, em vez de um documento anexado — afirma Guimarães, que diz, também, que é preciso fazer “uma pequena ação de marketing” para estimular o destinatário tanto para abrir um arquivo quanto para clicar em um link. — O primeiro passo é caprichar na redação e não derrapar no português. Vale a pena fazer um minirresumo, destacando as principais competências e referências. Cuidar da forma também é tão importante quanto do conteúdo: é preciso ter cuidado para, por exemplo, não escrever tudo em caixa alta ou tudo em caixa baixa.
Manoela Costa concorda que, em vez de um texto padrão, o candidato deve destacar no e-mail os principais pontos de forma pragmática e objetiva.

— Por exemplo: se uma vaga exige inglês fluente e a pessoa acabou de voltar de um intercâmbio no exterior, vale destacar isso no texto do e-mail. Sempre de forma sucinta, mas atraente. Ou então se a pessoa foi indicada, vale também deixar isso bem claro no início do e-mail. Mas a frase deve ser bem resumida.
Já chamar a atenção pelo exagero, incluindo diversas exclamações no assunto, por exemplo, não é recomendado pelos especialistas.

— Se for o caso, é recomendado pedir até para alguém reler o e-mail, para garantir que não há nenhuma possibilidade de dupla interpretação — sugere Manoela.

Para escrever o assunto do e-mail, o candidato deve prestar atenção às recomendações da vaga: algumas exigem que se escreva um texto específico ou o código da vaga. E-mails que chegarem sem as especificações exigidas provavelmente serão enviados para a lixeira.

Fonte: OGlobo