Busca

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Profissional com boa reputação online tem mais chances




Veja 5 dicas de como evitar resultados negativos na busca do Google.

75% dos departamentos de RH olham candidatos no site, diz especialista.

As pessoas que procuram emprego pela primeira vez, aguardam uma promoção ou aumento na base de clientes e da rede de contatos podem ter seus esforços arruinados dependendo das informações encontradas sobre elas em sites de busca como o Google. De acordo com o especialista em carreiras e mídias sociais Dave Kerpen, as pessoas devem saber o quão importante é a presença online para as suas carreiras.

E, segundo ele, todos acabam sendo pesquisados no Google. Estima-se que 75% dos departamentos de recursos humanos olham os candidatos no buscador durante o processo de contratação, além de futuros colegas, clientes e parceiros de negócios. Segundo Kerpen, a informação que aparece durante a busca dá o tom da primeira impressão que as pessoas têm da pessoa pesquisada, isso em nível tanto profissional como pessoal.

Segundo ele, as pessoas devem pensar na primeira página dos resultados da pesquisa como um currículo para a sua presença online, com perfis profissionais ativos, realizações e contribuições mais recentes, que impressionariam mais do que uma página com poucos ou nenhum resultado positivo ou até mesmo resultados negativos. Ele recomenda que as pessoas façam uma pesquisa com seus nomes para saber o que existe de informação sobre elas ali. 


Resultados negativos são aqueles em que as pessoas não gostariam que os profissionais de RH vissem, diz Kerpen. Entre os resultados negativos mais comuns ele cita menções negativas no noticiário por coisas ditas ou realizações do passado, informações sobre prisões e citações em processos judiciais, comentários negativos ou polêmicos ou desabafos em fóruns de discussão, repercussão de rompimento de relacionamento que pode acabar em exposição excessiva da pessoa, como fotos da intimidade do casal, ou ser alvo de post calunioso. 
Pode ocorrer, ainda, de a pessoa ter um homônimo envolvido com acusações no âmbito criminal, por exemplo.

Veja 5 dicas do especialista de como evitar resultados negativos na busca do Google:

A primeira coisa a se fazer é evitar postar conteúdos em redes sociais que tragam más repercussões ou deixem a pessoa numa posição desconfortável.

Revise as configurações de privacidade nas redes sociais e pense duas vezes sobre o que compartilhar com amigos e seguidores.

Mesmo que você conheça todas as pessoas da sua rede social, alguém pode pegar o post todo ou parte dele e compartilhá-lo fora de contexto.

Uma estratégia eficaz de longo prazo para combater quaisquer resultados indesejados ou até preveni-los é construir uma presença online ativa e positiva. Isso envolve a construção de um site pessoal, de sites profissionais ou de um blog, por exemplo. Mas não basta colocá-los no ar, tem que mantê-los sempre ativos.

Há sempre outra pessoa com o mesmo nome que você no mundo. Por isso, se você não está trabalhando ativamente para criar uma presença online positiva, você permite que a outra pessoa com o mesmo nome crie uma reputação online para você, seja boa ou ruim.

Fonte: G1