Busca

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Qual a importância do ENADE para o seu futuro profissional



Cada vez mais o conceito dos cursos vem ganhando importância. Um curso bem conceituado motiva os alunos a melhorarem cada vez mais, valoriza o diploma de quem está se formando e pode inclusive auxiliar na hora de obter um emprego na sua área. Afinal, qual empresa não quer um profissional que se formou em um curso qualificado?  

Por isso, o ENADE é importante não só para você, mas principalmente para seu futuro profissional.

O que é o Exame Nacional

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia os conhecimentos dos alunos de diversas Instituições de Ensino Superior através de uma prova especialmente elaborada pelo Ministério da Educação. O resultado do processo avaliativo é utilizado como um dos fatores que definem o conceito de um curso de graduação junto ao MEC. Ou seja, quanto melhor o seu desempenho, maior será a nota do seu curso superior. 

Questionário do estudante

Além do teste presencial, os acadêmicos selecionados para o exame deverão preencher o questionário do estudante. Um conjunto de perguntas temáticas também utilizadas como um fator de composição da nota de um curso de graduação. Preencha as questões com atenção, sem escolher respostas aleatoriamente, pois todas possuem um peso importante na avaliação final. 

Ministério da Educação

Tanto a prova quanto o questionário são elaborados pelo MEC e definem os critérios dos alunos que farão a prova. É também de responsabilidade do Ministério da Educação, a escolha do local e da data da realização do exame.

Atenção! Quem não estiver regularizado com o ENADE não poderá colar grau, sendo esta outra exigência do Ministério.


Fonte: MEC