Busca

quinta-feira, 3 de julho de 2014

RH Positivo



Por Ricardo Nicéas* 

A importância do trabalho em equipe


Um conceito cada vez mais valorizado no ambiente organizacional é o trabalho em equipe. Ter habilidade para desenvolver trabalhos em equipe é uma das qualidades mais exigidas atualmente nos processos de seleção.

Para um bom desenvolvimento do trabalho, é fundamental analisar alternativas para solução de problemas ouvindo a equipe que lida diretamente com as dificuldades encontradas durante os processos de trabalho. Trabalhar em equipe é unir esforços coletivos. Cada um desempenhando uma atividade específica, mas todos direcionados para alcançar os resultados esperados.



A discussão de problemas em equipe contribui, significativamente, para o aumento do interesse de participação de todos os colaboradores envolvidos. Não é mais viável estudar um problema separadamente ou simplesmente mudar algum processo sem que as pessoas que estão envolvidas nas mudanças conheçam o motivo que as provocou.

A participação de todos é resultado de intercâmbio intelectual. O envolvimento das pessoas acontece quando incentivamos o relacionamento interpessoal para que possam surgir as discussões, as tentativas, os ensinamentos e as soluções dos problemas.

É de fundamental importância entendermos que o verdadeiro trabalho em equipe possibilita a rica troca de conhecimentos e experiências, promovendo a ajuda mútua, duplica o potencial individual de cada um, ajudando líderes e equipes a superam crises e problemas para atingirem objetivos e metas organizacionais.

*Ricardo Nicéas é administrador, presidente da ABRH-PE e gerente de gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde do Recife

Fonte: NE10