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segunda-feira, 30 de junho de 2014

Traduza os valores da empresa para o seu visual



Ana Vaz

Consultora de imagem e etiqueta pessoal e corporativa ensina como se vestir para o trabalho.


Imagem pessoal, mais do que uma questão de estética é uma questão de comunicação, por isso mesmo usar a sua imagem para comunicar seu posicionamento profissional é pra lá de útil. Uma imagem profissional positiva demanda uma identificação com sua área de atuação e obviamente com a empresa para qual trabalha ou deseja trabalhar. Mas como entender que imagem é essa e decodificá-la? Vamos lá!


- Se você já está na empresa, um dos primeiros passos é perguntar ao departamento de recursos humanos, assim que você começa a trabalhar, se existe uma política de vestimenta. Se houver, atenha-se a ela, mesmo que você perceba que os colegas não a levem tão a sério. É normal que com o tempo as pessoas sintam-se cada vez mais confortáveis nas empresas em que estão e por isso mesmo se vistam de forma cada vez mais casual. O problema é que casualidade excessiva pode ser lida como desleixo e desatenção aos detalhes.

- Se na empresa em que você trabalha não existe um código de vestimenta, vale observar sua chefia, e a chefia de sua chefia. Normalmente são estes profissionais que estão mais conectados com a marca da empresa e conseguem, às vezes intuitivamente, traduzi-la para sua vestimenta. Adicionalmente, olhe para a identidade visual de sua empresa: logomarca, manuais, website, blog (se houver), presença nas redes sociais, peças de publicidade. É na identidade visual que você verá como sua empresa projeta a imagem de seus funcionários e a própria. Tente reproduzir o que está comunicado lá. Se sua empresa usa imagens de uma equipe vestida de forma mais casual, não há problema algum em você reproduzir tal imagem, mas se ela representa a equipe e vestida com blazers e roupa social, isto significa que a sua imagem deveria no mínimo estar próxima a ela – talvez seja o caso de evitar o jeans, as camisetas e/ou os sapatos esportivos, mesmo que seus pares se vistam assim. Pense que projetar a imagem que a empresa criou para sua equipe, mostra que você está antenado e deseja se encaixar. E isso é bom! Além de fazer sua chefia respirar aliviada no momento em que você está exposto aos clientes. 

- Se você está num processo de seleção, vale usar a tática acima, e procurar referências visuais de como a empresa projeta a imagem de seus funcionários. E pense que numa seleção, você estará em vantagem se sua roupa não atrair mais atenção que você. Seja discreto.

Se você trabalha ou quer trabalhar em áreas mais criativas ou modernas, você pode abusar um pouco mais de cores e estampas, usar peças mais casuais, como o jeans. Mas vale lembrar que o exagero (de cores e estampas), causará um ruído de comunicação, e roubará a atenção de você. Se sua empresa é mais feminina, também vale mais cores e estampas, assim como roupa com texturas um pouco mais macia – que traduzem acolhimento e cuidado com o outro. 

- Se a empresa é mais formal, ou está numa área mais masculina, são as cores mais sóbrias e até escuras, e a roupas de linhas mais retas e tecidos mais firmes, que causarão um efeito de maior sintonia entre você e a marca para qual trabalha.

E lembre-se que dá para traduzir a sua personalidade em seu visual profissional, mas é absolutamente imprescindível que a personalidade da marca para qual trabalha esteja traduzida também. Assim todo mundo ganha: você genuinamente comunica seu respeito pela marca para qual trabalha, o cliente vê uma continuidade desta marca em você e a empresa se sente segura ao indicá-lo como um representante de seus valores.

Matéria do site ClickCarreira.