Busca

terça-feira, 8 de abril de 2014

Você sabe como funciona uma dinâmica de grupo? Descubra


por Fernanda Bottoni

Não há candidato que não sinta um frio na barriga quando é convidado para participar de uma dinâmica de grupo. Essa etapa, apontada muitas vezes como a mais detestada de todo o processo seletivo, é também uma das mais decisivas. No entanto, pouca gente sabe como ela ocorre e o que, de fato, está sendo avaliado.

“Muito da ansiedade dos candidatos vem exatamente desse desconhecimento”, acredita Fernanda Montero, gerente da Cia de Talentos, que faz a seleção de estagiários e trainees para muitas grandes empresas.

Nos bastidores - Se você quer reduzir essa tensão, pode começar sabendo que todo processo de recrutamento começa com a definição do perfil profissional que a empresa precisa buscar para ocupar determinada vaga – ou um grande número de vagas, quando é o caso de programa de estágio ou trainee.

“Quando recebemos uma vaga ou programa, vamos entender o que a empresa busca, que tipo de profissional ela quer”, diz Fernanda. Essas características, claro, vão muito além daqueles quesitos básicos, como formação, experiência, idiomas etc.

Por exemplo, no caso de uma vaga pontual para um cargo de analista, além desses pré-requisitos citados acima, o recrutador vai investigar o perfil comportamental que a empresa precisa encontrar. 

“Se for para trabalhar com um chefe introspectivo, que não gosta muito de pessoas altamente comunicativas, numa atividade que exige muita análise, são essas características de introspecção e concentração que vamos procurar”, explica Fernanda.

Agora, se for para responder para dois chefes que ficam fora do escritório, por exemplo, o recrutador deve buscar pessoas que tenham mais iniciativa e saibam trabalhar sozinhas. “São questões assim que levantamos com a empresa e traduzimos em competências”, explica Fernanda.

Além disso, claro, cada empresa tem características e valores próprios. Por exemplo, empresas de bens de consumo normalmente têm processos muito menos engessados e permitem muito mais inovação que um banco, por exemplo.

Atividades sob medida - Todos esses fatores são analisados detalhadamente para definir as competências que serão investigadas nos candidatos. Só depois disso é que são estipuladas as atividades mais apropriadas para cada dinâmica de grupo. “Se precisamos buscar uma pessoa bem organizada, temos de levar uma atividade em que os candidatos possam demonstrar essa característica”, diz Fernanda.

Ou seja, cada dinâmica avalia determinados pontos da personalidade dos profissionais. Esses pontos, obviamente, são sigilosos porque desse sigilo depende a eficiência do processo. Se todo mundo souber que a empresa busca um profissional introspectivo e organizado obviamente esse comportamento será simulado pela maioria.

De qualquer forma, não acredite naquela história de que o que fala mais e mais alto leva sempre a melhor. É mito! E, se você insistir nisso, assumindo um personagem que nada a tem a ver com o seu jeito, pode jogar pelos ares as chances de conquistar uma vaga que seria perfeita para você.

Matéria completa no site do Vagas.com 

Fonte: Vagas.com