Busca

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dicas para não errar na roupa de trabalho nos dias de verão


Karina Costa

Em dias muito quentes, dá vontade ir trabalhar com roupa de passeio. Vestidinhos, camiseta, bermuda, sapatos abertos e até chinelo, tudo seria ideal para enfrentar a onda de calor, já que nem todos têm a sorte de ficar em ambientes com ar-condicionado. Mas a grande maioria das empresas adota uma conduta conservadora, ou seja, exige roupas que não exponham em demasia o corpo.

Blusas de alcinha e decotes devem ser evitados no ambiente de trabalho, bem como sandália rasteirinha. “Alguns pedem roupas mais informais, mas em muitas empresas não dá para fugir do estilo social ou de uniformes. Infelizmente para esses casos, o que dá para fazer é vestir a roupa adequada quando já estiver no trabalho, antes de começar o expediente”, indica Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida, Marcele Goes.

Tecidos mais leves
 
Se você não precisa usar uniforme, mas necessita ser formal, opte por peças de algodão. Elas permitem a transpiração e geralmente não têm forro ou mais camadas de tecido acumuladas. São mais leves e é possível encontrar modelos menos despojados.



Cuidado com a transparência
 
Quanto mais formal o ambiente, mais deve-se evitar transparências. Se você trabalha em um segmento de negócio onde o ambiente é despojado e prima pela criatividade como agência de propaganda, moda, confecção, fotografia, ainda assim o ideal é apostar em blusas de cambraia de algodão que têm tecido leve, fino, mas não chegam a ser transparentes.

A camisa social transparente está na moda, mas é melhor evitar. O que dá para fazer é usar com uma blusinha por baixo. O ideal é cobrir a barriga e não deixar o sutiã evidente, pois esse estilo acaba tirando o foco do ambiente de trabalho.

Evite blusa com alças finas
 
Mesmo que o ambiente permitir, não use blusa com uma alça tão fininha, opte por aquelas que tenham mais de 2 centímetros de largura. O que dá para fazer é usar blusas com mangas bem curtinhas, quase imitando uma regata.

Casaquinho e blusas de alça 
A consultora de imagem acredita que dá até para arriscar combinar um blazer ou um casaquinho com blusinha de alça, mas apenas se for possível permanecer o dia todo vestida com as duas peças. “Fora da empresa, pode tirar a blusa e ir embora tranquila. Mas cuidado, essa solução pode não dar certo se o local de trabalho não tiver ar-condicionado”.


Vestidos
 
Tubinho - Um modelo de vestido que funciona bem para os dias de calor é o tubinho, pois não tem volume de tecido. É básico e permite fazer combinações com acessórios que não esquentam como cintos, colares, entre outros. Nesse caso, a mulher pode optar até pelo tubinho em malha, dispensando a meia-calça.


Vestido rodado - Até cabe se for com pouco volume, sem exagero e da altura do joelho para baixo.

Vestido longo - Optar por vestido longo depende do emprego. Se for formal fica moderno demais, pois o vestido longo é mais despojado. Geralmente de malha ou de um tecido mais maleável, esse estilo só cai bem num ambiente mais descontraído.

Calças
 
Use tecidos leves. Existem calças com corte de alfaiataria que são feitas com sarja de algodão ou sarja peletizada, que são mais fininhas e dão um ar arrumado ao visual.
Evite sandálias do tipo rasteirinha
 
O problema do calor é que os pés incham e realmente fica complicado usar sapato. Apesar disso, não é indicado usar sandália do tipo rasteirinha por ser um calçado despojado demais, expõe muito o pé, não tem salto, fica muito casual.

Um exemplo de solução intermediária é o sapato estilo peep toe, que conta com abertura na frente e na lateral, calcanhar fechado e salto baixo, entre 3 e 4 centímetros. É um modelo que deixa os pés confortáveis no calor - não é tão aberto como uma sandália e nem tão fechado como um scarpin. Procure, então, opções de sapatos nesse estilo.

Maquiagem
 
Como nessa época de calor é difícil segurar a maquiagem o dia todo, sugiro que as mulheres optem por não carregar demais, pois ao longo do dia a pele vai transpirar,  ficar oleosa e a chance de borrar será bem maior. Um truque para não derreter é ser básica. Use, por exemplo, base em mousse que é de cobertura bem leve.

Ternos para homens
 
Os ternos feitos de lã fria são frescos e fininhos. O problema é que são bem mais caros, não é todo mundo que pode investir numa roupa desse tipo.

Já o poliéster é um terno de valor mais acessível, mas é quente por ser sintético. Se o homem trabalha num local que exige o terno, não há muito o que fazer. A alternativa mais prática com certeza é vestir o terno somente quando chegar no trabalho ou, para ser mais rápido, deixar o paletó e a gravata para colocar no começo do expediente.

Fonte: Tempo de mulher