Busca

terça-feira, 18 de março de 2014

Falar das fraquezas em entrevista de emprego é inevitável, mas com cautela.


Saiba como responder à pergunta de forma sincera sem perder a chance de contratação.


Tudo vai bem. Você fala sobre as suas características, qualidades e pontos fortes com facilidade. Até que vem aquela velha pergunta: Qual é a sua maior fraqueza?

“Esta é uma das questões que as pessoas têm mais dificuldade para responder”, afirma Amanda Abella, consultora de carreiras e escritora. “Sua resposta fala para o entrevistador muito sobre suas características, por isso tem um grande peso”.

Andrew G. Rosen, fundador e editor do famoso blog de dicas para carreira “Jobacle”, concorda. “Parece uma pergunta inocente, mas pode rapidamente mostrar uma falha maior. Ela é o último recurso para te atrapalhar e te mandar para a direção errada.”

A pergunta não é uma pegadinha e não existe uma resposta “certa” – mas entrevistadores estão procurando por alguma coisa específica na resposta desta desafiadora pergunta.

“Todos os funcionários têm falhas e saber responder a esta pergunta mostra como eles irão controlar as criticas construtivas no futuro”, explica Dylan Scheweitzer, gerente de recrutamento da empresa Rent-A-Car.

Por isso, seja honesto, mas não fale sobre defeitos básicos. “A melhor resposta para essa pergunta é quando você fala uma resposta sincera, porque também é muito ruim ser contratado para alguma coisa que você tem mais dificuldade”, afirma Amanda.

Fale sobre como você enfrenta as fraquezas. “Fique preparado para compartilhar um exemplo de uma falha ou fraqueza do passado que você superou com sucesso tornando isso em um ponto forte,” diz Schweitzer. “Não discuta sobre áreas que você ainda está trabalhando e ainda não concertou.”