Busca

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Processo de seleção: não vale ligar toda hora para o recrutador.


Renata Magliocca

Mesmo que você esteja muito ansioso, respeite os prazos estabelecidos para o retorno.

Você participou de um processo seletivo, ainda não teve resposta, e está naquela ansiedade para saber se foi bem ou não. Cheio de dúvidas, você fica se perguntando... Ligar para o entrevistador e perguntar pega muito mal? Isso vai contra minha imagem no processo? Posso ser reprovado por ficar ligando para saber?

A gente sabe que o processo seletivo gera ansiedade. A gente já foi candidato, trabalha com isso no nosso dia-a-dia e não vê problema algum em você estar motivado e buscar a sua resposta. O que pode, sim, gerar uma imagem negativa é se isso acontecer com frequência. Se a gente mandou um e-mail e pediu para aguardar até determinado dia para ter uma resposta é porque existe um motivo para isso. Talvez a gente esteja esperando um retorno da empresa, ou aguardando o candidato aprovado dar uma resposta. Se a empresa deu uma data, espere. Se ninguém entrou em contato até lá, tudo bem, você pode ligar e perguntar como anda o processo.

A dica é tomar cuidado com a frequência dessa ligação e também com a sua ansiedade. Se você sente vontade de ligar muitas vezes para saber como anda o processo, é porque ele está consumindo muito da sua energia e processo seletivo não deve gerar isso em você.