Busca

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Escrever bem é um diferencial


Dicas de Português

Por Dad Squarisi

Redação nota dez

Você tem talento para escrever? Se sua resposta for não, fique frio. Nada menos de 90% das pessoas jogam no seu time. E, ao longo da vida, mantêm a posição. Para eles, redigir um texto é tarefa desagradável. Responder a uma simples carta lhes parece pior do que extrair um dente sem anestesia. Mas, como diz o outro, não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe. Chega o dia em que têm de pôr as ideias no papel. E, conscientes de que não nadam de braçada no mar de palavras, períodos e parágrafos, decidem partir pra luta. Descobrem, então, que têm boa base de gramática, redação e retórico. Precisam ir além – conhecer os princípios básicos da redação profissional. Sim, profissional. Por quê? Porque não mais escrevem para agradar ao professor. Escrevem para dar um recado ao destinatário – o cliente, o namorado, o prefeito, o gerente do banco.

Mandar recado. Escrever é mandar recado. A receita de uma sobremesa é um re­cado. O convite Para a festa de aniversário é um recado. O horóscopo publicado no jornal é um recado. A prova que se faz na escola é um recado. A dissertação do concurso é um recado. O relatório encaminhado ao presidente da empresa é um recado. A gente manda e recebe recados todos os dias. A empregada anota a mensagem para a patroa ausente. O médico prescreve o remédio para o enfermo. O professor dá o tema da redação. Você escreve urna carta para seu amado. Seu coleguinha manda um bilhete pra você. E tudo recado.

Via de mão dupla. Escrever é verbo transitivo. Escreve-se para alguém. O alguém é o leitor. Não o perca de vista. As pessoas que escrevem para viver - jornalistas, redatores, contistas - são naturais. Conversam no papel. Como chegar lá? Siga a ordem.

A) Dicas para escrever bem

1. Planeje o texto;
2. Comece pelo começo;
3. Seja natural;
4. Use frases curtas;
5. Ponha as sentenças na forma positiva;
6. Prefira palavras curtas e simples;
7. Opte pela voz ativa;
8. Abuse de substantivos e verbos;
9. Seja conciso;
10. Revise e
11. Avalie.

B) Olho no prazer
Texto difícil não tem vez. E não é de hoje. Montaigne, no século 16, disse com todas as letras: “Ao encontrar um trecho difícil, deixo o livro de lado”. Por quê? “A leitura é forma de felicidade”, respondeu ele. “Se lemos algo com dificuldade, o autor fracassou”, completou Jorge Luis Borges quatro séculos depois.
Legibilidade do texto
Como avaliar se o texto é fácil? Existe o teste de legibilidade. Quer tentar? Pegue um escrito seu. Pode ser uma carta, um artigo, uma dissertação. Depois, siga a receita. Com um cuidado: faça parágrafo por parágrafo.

1. Conte as palavras do parágrafo;
2. Conta as frases (cada frase termina por ponto)
3. Divida o número de palavras pelo número de frases. Assim, você terá a média da palavra/frase do texto.
4. Some a média da palavra/frase do texto com o número de polissílabos;
5. Multiplique o resultado por 0,4 (média de letras da palavra na frase de língua portuguesa)
6. O produto da multiplicação é o índice de legibilidade.

Matéria completa na Revista Agitação – CIEE – nº 95 –páginas 62 e 63.