Busca

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Use as cores a seu favor


Ana Vaz

Entenda por que as cores de nossas roupas são tão importantes para a construção da imagem pessoal e profissional.

Cerca de 80% do que percebemos do mundo chega a nós através da visão, nosso sentido de maior alcance. Por isso mesmo não é difícil entender porque as cores de nossas roupas são tão importantes para a construção da imagem pessoal e profissional. As tonalidades são grandes responsáveis pela coerência – ou incoerência - entre a comunicação não verbal e a verbal. A ideia aqui é ajudar você a fazer com que sua vestimenta seja compatível com seu discurso, qualidade, valores e rotina.

Para Reforçar Seriedade de Comprometimento
As cores fechadas e escuras, como azul marinho, preto, marrom, vinho e verde-musgo, por exemplo, ajudam a comunicar autoridade, seriedade, credibilidade, força, sofisticação e formalidade.  Do ponto de vista negativo, podem reforçar também o autoritarismo e falta de abertura a novas ideias – é por isso que vale evitá-las (principalmente as mais escuras) em momentos que você precise passar mais proximidade ou flexibilidade, que a descontração e o ar de receptividade deveriam estar sendo reforçados. Por exemplo: não precisa ir vestindo preto ao churrasco de final de ano da empresa, mesmo que esta exija roupas formais durante a semana de trabalho. 

Tons escuros são indicados para reforçar que você sabe o que diz, a sua maturidade e seu poder de decisão. Estes tons também têm o poder de colocar uma barreira entre você e seus interlocutores, por isso podem ser ótimos escudos naqueles momentos em que você não deseja ser interpelado ou até mesmo agredido. São especialmente indicadas para entrevistas de emprego ou apresentações, afinal não cansam os olhos e nem distraem a atenção. 

Reunião descontraída ou brainstorm
Bege, rosa, amarelo e azul-céu estão no grupo das cores claras, projetam uma imagem de proximidade, descontração, abertura, flexibilidade, leveza e casualidade, por outro lado podem comunicar fragilidade e submissão quando usadas em momentos que você precisa mostrar força e poder. Não vá de amarelinho apresentar os resultados negativos da sua equipe para seus superiores.

Estas cores são ótimas quando é preciso interagir com os pares e se aproximar ou quando você quiser reforçar sua jovialidade e criatividade. Dica para as mulheres: vale coordená-las com tons médios, pois se a vestimenta estiver em tons muito claros, dos pés à cabeça, você poderá transmitir uma imagem excessivamente frágil – atenção principalmente aos tons de rosa. 

Criatividade e bom humor 
Quanto mais viva e pura uma cor - como vermelho, turquesa, pink, amarelo-ouro, lima, etc. - mais ela projetará energia, desafio, casualidade e ousadia. Por outro lado, tons vivos podem transmitir infantilidade, pouca sofisticação e até causar irritabilidade quando usadas em demasia naqueles momentos em que tudo o que você precisava era reforçar a ideia de formalidade.

Na grande maioria dos ambientes de trabalho, é indicado adotar as cores vivas em pequenas doses, como em acessórios ou peças menores, de preferência coordenando-as com cores que não sejam muito contrastantes – o bege e o cinza claro são sempre ótimas opções, ao contrário do preto, que causa ainda mais contraste com elas. Usando-as assim, a capacidade criativa, a coragem e o bom humor serão ressaltados na medida certa. Evite estes tons quando precisar de máxima atenção de seus interlocutores ou audiência, como em entrevistas de emprego e apresentações, pois distraem sua audiência.

Equilíbrio
Como todas as cores têm seus pontos fortes e fracos, a dica é equilibrar seu uso no momento de escolher o visual. Sempre que quiser diminuir ou neutralizar as características negativas de uma cor, combine-a com cores que tenham características opostas. Por exemplo, vestir bege da cabeça aos pés pode fazê-lo parecer inofensivo, frágil e monótono demais. Combine-o, mesmo que em pequenas doses, com cores, como vermelho ou anil e seu visual ficará mais criativo; coordene-o com vinho, preto ou marinho, e você reforçará sua autoridade. 

Não menospreze o poder das cores. Queira você ou não, elas comunicarão algo sobre sua personalidade e perfil profissional. Então que seja sempre o melhor.