Busca

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Será que vou ser contratado?


Vale a pena esperar pela efetivação ou é melhor mudar de empresa e diversificar o currículo?

Após certo tempo em uma empresa, é comum o estagiário começar a se perguntar se deve continuar na companhia e esperar por uma contratação após finalizada a graduação, ou se é melhor procurar novos desafios. Não existe uma resposta padrão para essa dúvida, mas o jovem deve levar algumas questões em conta antes de tomar a decisão.

Primeiro de tudo, é preciso analisar o quanto esse estágio acrescenta à sua formação: você adquiriu conhecimento sobre o funcionamento empresarial que não conseguiria adquirir em sala de aula? Você teve a oportunidade de acompanhar diversos departamentos? Você foi assumindo mais responsabilidades e chamado a compartilhar suas ideias com mais frequência com o passar dos meses? Se a resposta for “sim” para as perguntas acima, vale a pena permanecer na empresa.

Mas se o seu trabalho não acrescenta muito à formação, é algo repetitivo e que não apresenta possibilidade de crescimento, talvez seja hora de partir para outra. Estagiar em empresas diferentes pode ser uma boa maneira de diversificar sua experiência e, assim, se preparar melhor para o mercado de trabalho pós-faculdade. Mas é preciso ter foco. Conhecer o seu real objetivo nessa etapa é muito importante.

Se decidir permanecer na empresa, converse com seu gestor para ter certeza se existe a possibilidade de efetivação. Nessa hora, seja cauteloso e exponha sua vontade de permanecer na companhia sem parecer que está cobrando. Aproveite para perguntar o que poderia melhorar no seu desempenho para que sua possibilidade de contratação aumente.