Busca

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Começa a maratona trainee!


Ana Vaz

Confira um manual de etiqueta para garantir uma vaga nesses programas.


Muitos processos de seleção para trainees estão começando ou prestes a começar. Há muitos anos atrás fiz parte deles como candidata, e durante outros tantos anos – até hoje - estive próxima de quem os coordenou. Como consultora de imagem e etiqueta, sou eu também que muitas vezes ouço as queixas de quem recebe os trainees para os processos. Baseada nelas preparei algumas dicas básicas, mas muito relevantes, para ajudá-lo na batalha por uma vaga na empresa dos seus sonhos.

Pesquise sobre a empresa. Uma vez que você sabe para que companhia esteja sendo selecionado, faça a lição de casa e vá se informar sobre ela. Assim como as empresas olham suas redes sociais (sim, elas estão de olho no seu comportamento online), faça o mesmo e vá espiar como elas se comportam como conversam com seus clientes, como comunicam suas marcas, como se relacionam até mesmo com quem as critica. Observe, observe, observe! Ali está um pouco da cultura da empresa, o que ajuda a identificar pistas de como você deve se comportar durante os encontros da seleção.

Decifre o dress code. Entre no site da companhia. Lá você encontra uma identidade visual e um conteúdo que com certeza dizem muito de como a empresa se vê, e isso ajuda você a conversar melhor com ela durante o processo, bem como ajuda a pensar em como se vestir para estes encontros. Isso demonstra que você está interessado em fazer parte dela. Não há necessidade de usar algo ultra formal, como terno e gravata, ou terninho para as mulheres, mas com certeza, se ela é uma empresa de uma área não criativa, nem pense em ir de jeans – troque-o por uma calça social. Aliás, o jeans nem sempre é bem vindo, então vale mesmo optar pela tradicional combinação: calça social + camisa + sapato social (no caso das mulheres, o scarpin de salto até 8 cm é o mais indicado). Pense em peças que não se amassam facilmente, que não sejam menos despojadas que o jeans e que te deixem confortáveis (não apertem, não pinicam, não sobrem ao você se movimentar). Procure tecidos que não esquentam demais, já que calor excessivo pode deixar você mais impaciente ou irritado, e o suor e odores podem parecer, fazendo você se sentir vulnerável.

Não se atrase. Programe-se para chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência e tente ficar com um telefone de contato para eventuais imprevistos, mas não relaxe pensando que se ligar avisando que está atrasado, o processo vai esperar por você. Muito provavelmente, você será deixado para fora, ou se entrar, vai ter que trabalhar dobrado para tirar a péssima impressão que deixou. O processo é em outra cidade? Pense na possibilidade de chegar um dia antes.

Desligue o celular. Nada de silencioso. Desligue e desligue-se! Evite ser incomodado por ligações ou notificações de suas redes sociais. Mesmo que ninguém ouça ou perceba, você vai perceber e pode se dispersar. Se o entrevistador perceber seu interesse pelo celular, é possível que ele se desencante com você. Afinal, o que é mais importante do que a vaga na empresa dos seus sonhos?! Saber selecionar a hora de acessar seu celular é importante, inclusive no seu futuro emprego.

Faça a diferença. Durante as dinâmicas, nem pense em descredenciar um participante para que você apareça - e pareça mais adequado para a vaga. Ser crítico é uma coisa, ser arrogante é outra. Cuidado nas interrupções, nas colocações e na maneira de mostrar seu poder de liderança. Não confunda liderar com ordenar. Trabalhar em equipe de forma gentil, expor o que sabe sem desmerecer o conhecimento do outro é meio caminho andado para ser aprovado. Poder legítimo de relacionamento e liderança é algo que muitas empresas buscam.

Por hoje é só! Boa sorte e muito sucesso!