Busca

terça-feira, 2 de julho de 2013

O que fazer quando o estágio não é o que você esperava


Camila Pati

Manoela Costa, gerente da Page Talent, dá as dicas de como contornar o desalinhamento no estágio e aumentar as chances de chegar aonde você deseja.
Mostre que sua capacidade e motivação vão além das tarefas para 
as quais você está sendo designado

A empresa pode até ser o lugar dos sonhos para trabalhar. Mas, depois da entrevista de emprego e de ouvir o tão esperado “você está contratado”, tudo mudou de figura. E entre você e as atividades que esperava desempenhar como estagiário abre-se um abismo. O que fazer?

Pesquisa realizada pela consultoria Page Talent, com mil jovens entre 18 e 25 anos, aponta que 68% dos estagiários estão dispostos a trocar de emprego por conta da falta de clareza nas atividades que eles devem realizar na empresa. Na opinião de Manoela Costa, gerente da Page Talent, antes de sair espalhando currículos pelo mercado, o estagiário deve investigar o grau de desalinhamento entre o que foi prometido durante o processo seletivo e o dia a dia do trabalho. 

 “Se realmente a transparência não ocorreu, foi prometido um plano de desenvolvimento de carreira, por exemplo, e quando ele chegou na empresa nada do que foi acordado foi efetivamente cumprido, este estagiário dificilmente vai ficar”, diz. 

No entanto, se o problema reside apenas nas atividades, ela dá algumas dicas do que fazer para contornar o problema e chegar aonde você sempre quis sem precisar pedir demissão. Confira:

1.Mantenha o canal de comunicação com o gestor

“É importante manter o canal de conversa aberto com o gestor”, diz a gerente da Page Talent. Alinhar as expectativas é a primeira atitude a ser tomada. “Até para o estagiário não desistir e ir para outra empresa em que ocorra a mesma coisa”, explica.

Chame o seu chefe para conversar e mostrar os pontos em que acredita que há o desalinhamento, pergunte se há a chance de as coisas mudarem. “Converse de uma forma bem madura e peça a opinião dele até para saber se em algum momento isso vai mudar”, recomenda.

2.Tente se envolver em tarefas que tragam mais realização

Mostre que sua capacidade e motivação vão além das tarefas para as quais você está sendo designado. Busque seu espaço mostrando competência. 

“O jovem só não deve deixar de lado as atividades que foram passadas para ele, porque no fim do mês ele será cobrado por elas e não pelos trabalhos extras”, ressalta Manoela.

Terminou o trabalho mais cedo? Mostre ao seu chefe que já está tudo pronto e peça para acompanhar outras atividades. “ Ele deve tentar se envolver nas tarefas para as quais ele considera que tem habilidade”, recomenda Manoela.

3.Aceite o fato de que nem todas as atividades trazem satisfação

Nem o expediente do mais bem sucedido profissional só tem tarefas que trazem satisfação. “O que não pode acontecer é achar que ele só vai fazer o que ele gosta”, diz Manoela. Aceitar este fato indiscutível em qualquer carreira é essencial para minimizar o desgaste emocional.

4. Mude o seu ponto de vista sobre as tarefas

Você como estagiário foi escalado para tomar notas de uma reunião. Tudo bem, tomar notas pode não ser a atividade em que você vai poder extravasar o seu potencial criativo de solução de problemas, mas se você mudar de ponto de vista pode ganhar motivação para fazer as anotações.

Assim , em vez de apenas anotar o que está sendo dito você pode prestar atenção ao tema discutido na reunião e aprender muito com aquilo. “Vai depender do olhar que a pessoa vai ter para aquela situação”, diz Manoela.

Fonte: Exame.com