Busca

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O mito da desatualização no mercado de trabalho

Por Jorge Matos
Há pouco tempo, a minha empresa, a ETALENT, contratou um colaborador que estava retornando ao mercado de trabalho após alguns anos parado por questões pessoais. Ele tem apresentado resultados positivos e é elogiado constantemente pelos seus colegas. Ao conversar com ele, ouvi uma confissão: quando o entrevistei, ele sentiu confiança, mas duvidou que fosse contratado justamente porque se manteve distante do mercado.
Após essa conversa, não pude evitar uma série de reflexões sobre esse tema que, volta e meia, vejo acontecer: pessoas que estão retornando ao mercado de trabalho após algum tempo parado e acreditam que serão rejeitados nas entrevistas por esta razão.
Na busca por um novo emprego, todas as premissas válidas para quem está empregado são aplicáveis também para quem está parado há algum tempo. O que merece a real atenção de todo e qualquer candidato a uma vaga no mercado de trabalho é o devido cuidado para que não esteja ultrapassado sobre os processos, sobre o que existe de novo e eficaz na sua área.
A tecnologia avança em larga escala e todos precisam se atualizar, tanto quem está fora quanto quem está dentro do jogo. Uma pessoa pode estar contratada, trabalhar desde sempre, mas ser engessada, desatualizada e não saber operar os novos sistemas. O problema não é a idade ou o fato de estar parado há algum tempo. Problemático é não estar preparado para o que o mercado exige, e a forma de evitar que isso aconteça é buscar conhecer e dominar as inovações técnicas que ocorrerem no exercício das funções que se pretende ocupar.
A procura por atualização deve ser constante na vida de qualquer profissional e o mundo permite, sim, que você retorne no momento em que desejar – desde que você esteja preparado para isso.