Busca

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Eu quero ser trainee!


Debora Alvares

Oportunidade de conhecer diversas áreas de atuação é o que me motiva a conseguir uma vaga.

Esses últimos meses andei pensando muito sobre o tempo da graduação. Lembro que achava que, ao sair da faculdade, já estaria no melhor emprego possível e ganhando super bem. Pensava que iria trabalhar em algo que eu adorasse logo de cara e construir uma excelente carreira. Doce ilusão! (Pelo menos, no meu caso).
O que acabou acontecendo foi ter que aceitar a primeira oportunidade de estágio que apareceu para sanar as horas complementares do curso e conseguir entrar no mercado de trabalho. Sempre estudei em período integral, das 8 às 18h, com eventuais intervalos de mais ou menos 4 horas entre as aulas, mas que nunca me permitiram ter um estágio regular. Dessa forma, posterguei minha monografia para o 5º ano, para que eu pudesse retornar a São Paulo, minha cidade natal, e estagiar em alguma empresa.

Na época, não pude tentar entrar em algum desses Programas de Estágios. Morando em outra cidade (e sem carro), era um pouco difícil. Então, consegui uma vaga e fui parar na área de Controladoria de uma instituição financeira.  

Na minha opinião, tem muita contabilidade em controladoria. Ativo, passivo, provisão, reversão, etc. Se eu soubesse antes, mesmo desesperada não teria entrado! Fiz economia e não vejo nada do que aprendi lá (tirando duas matérias de contabilidade que eu não gostava muito). Pensei em mudar de área dentro da mesma empresa, mas teria que esperar no mínimo um ano. Tentei mudar de empresa, mas só me chamavam para a mesma área. E também não os culpo... não tenho experiência em outras áreas e também não sei em qual delas quero atuar. Aí fica difícil, né? 

Foi nessa situação que eu percebi que o programa de trainee me ajudaria. Além de trazer a mudança que eu necessito, ele iria me oferecer a oportunidade de atuar em áreas diferentes. E o melhor disso tudo é que eu iria conhecer como realmente é o dia a dia de cada setor e não apenas supondo. 

Nesse instante, percebi que ser trainee seria mais do que ideal para mim.  Confesso que fiquei um tempo “confusa”, sem saber o que fazer. Nem sei se estou fazendo o que é certo, mas pelo menos algum caminho estou percorrendo, certo? Por isso, continuo me inscrevendo nos processos seletivos dos programas de trainees, em busca do meu lugar ao sol. E você? Por que quer ser trainee?