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terça-feira, 16 de abril de 2013

Saiba o pesquisar sobre a empresa antes de se candidatar a uma vaga


Fernanda Bottoni

Especialista explica que informações você deve buscar para não chegar ao processo de seleção como quem caiu de paraquedas.


Você já deve ter ouvido falar que é preciso “fazer a lição de casa” e pesquisar muita coisa sobre a empresa em que quer trabalhar para não chegar à entrevista ou à dinâmica de grupo com aquela cara de quem acabou de cair de paraquedas. Certo? Ok, mas você sabe exatamente que informações precisa buscar, onde pode encontrá-las e por que elas são importantes? Para tirar essas e outras dúvidas, consultamos Caroline Cobiak, coordenadora de jovens profissionais da Across, especialista em recrutamento de jovens profissionais. Veja o que ela diz.

1 – Em primeiro lugar, a lição de casa é importante para que os candidatos possam conhecer melhor a empresa, sua cultura, valores e entender se a empresa combina com seus objetivos de carreira, se o tempo de promoção de trainee para um cargo de gestor, por exemplo, é adequado às suas metas e se o programa de desenvolvimento está atrelado ao que você procura. “Essas informações são importantes, pois conhecendo a empresa, ele consegue identificar se o seu perfil está realmente alinhado”, diz ela.

2 – Todas as informações que você buscar sobre a empresa em que quer trabalhar serão importantes para auxiliar na execução das atividades online e presenciais. “Dados como área de atuação, principais concorrentes, faturamento, participação no mercado, inovações, ações de sustentabilidade e sociais, perfil dos funcionários, programa de desenvolvimento do trainee, se for o caso, cargo final que será ocupado no final do programa, novos negócios, países em que a empresa atua etc são sempre relevantes.”

3 – Buscar essas informações não é nenhum problema. Você pode começar pelo site da empresa e depois dar uma busca para pesquisar detalhes que ela não publica. “Outra dica é, caso conheça alguém da empresa, bater um papo para identificar como é o clima de trabalho, como são as equipes, como é o relacionamento das pessoas.”

4 – Durante a entrevista ou a dinâmica você não precisa ficar como se estivesse numa prova oral da escola, relatando tudo o que pesquisou de forma artificial. Seu conhecimento vai aparecer de forma natural, durante as atividades propostas e nas perguntas do recrutador. “Ele pode questionar o que motivou você a participar do processo e você pode utilizar o que pesquisou para justificar a decisão”, recomenda.

5 – Durante a seleção você também pode fazer perguntas para esclarecer o que não conseguiu descobrir sozinho. Por exemplo, se não conseguiu descobrir qual a participação da empresa no seu segmento, aproveite um momento em que o RH ou o gestor estiverem presente para perguntar. Com bom senso, claro. “Em uma entrevista com o consultor, as questões devem girar em torno de disponibilidade de mudança, dúvidas sobre desenvolvimento do programa, duração, local de trabalho, desafios de trabalho e projetos”, afirma Caroline. Mas atenção: não comece a perguntar só para parecer interessado, ok? “Só questione se for realmente relevante para a sua tomada de decisão e se a dúvida for auxiliar a decidir continuar no processo ou não.”