Busca

quinta-feira, 7 de março de 2013

Diploma sem experiência profissional pode atrapalhar a carreira


O mercado pede um equilíbrio entre experiência e formação acadêmica. Na hora de buscar uma especialização é preciso fazer as escolhas certas. 

Muitos estudantes de nível superior terminam a graduação e imediatamente partem para uma especialização ou mestrado, deixando lacunas na experiência profissional. Para a construção de uma carreira sólida, somente a formação acadêmica ou a experiência profissional não garantem a entrega de resultados.

Muitos acreditam que com um currículo acadêmico impecável vão garantir alta empregabilidade, e isso não é verdade. No Brasil a experiência é bem mais valorizada. O mercado prioriza a experiência, porém solicita a formação.

Aqueles que têm uma dedicação aos estudos e fragiliza a experiência, poderá ter problemas para conseguir se posicionar no mercado, ou até ser considerado com maior destaque no mercado de trabalho.

Um profissional que se dedica mais aos estudos pode demonstrar ao mercado de trabalho um interesse muito maior para uma carreira acadêmica. Se o profissional tem uma dedicação ampla para um mestrado possivelmente existe uma tendência dessa pessoa privilegiar a carreira acadêmica.

A opção pelo curso deve ser coerente com a carreira, por que senão fica difícil mercado entender o interesse por um curso que não tem proximidade com a carreira que está exercendo. Para diversos cargos gerenciais, por exemplo, um mestrado ou doutorado simplesmente não serão considerados na sua avaliação pelo mercado.

Os MBAs, por sua vez, estão ficando “juniorizados” e é sempre bom avaliar se i investimento vale a pena. Se você não tem repertório para discutir com seus colegas não vale a pena cursar. As pessoas estão fazendo pós e MBA por fazer, é preciso estar muito consciente do que você quer.