Busca

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Entrevista em inglês: do not panic!

Rachel Sciré

Para se sair bem nesta etapa, é recomendável treinar o uso do idioma antes de ficar cara a cara com o recrutador
Mesmo quem é fluente em inglês sente um calafrio ao saber que o processo seletivo inclui uma avaliação de inglês presencial. A boa notícia é que dá para passar por essa fase sem muito aperto, apenas com um pouco de empenho. “A etapa da entrevista em inglês é a que permite maior preparo prévio do candidato e isso pode fazer a diferença no processo seletivo”, afirma Maria Luiza Toledo, consultora da DM Especialistas.
Segundo ela, a avaliação oral, em geral, acontece porque o inglês é a língua falada dentro da empresa que está recrutando. O funcionário precisará ter segurança no idioma para conseguir realizar seu trabalho no dia a dia. “O teste funciona como uma checagem do nível de inglês que o candidato declarou na ficha de inscrição”, diz.
Além do uso correto da gramática e de um vocabulário extenso, os recrutadores avaliarão o quanto a pessoa se sente confortável com o idioma e se ela consegue se comunicar com clareza. “Além de ter o conhecimento e o nível desejado, para se sair bem é importante não ficar nervoso”, destaca Maria Luiza.
Na entrevista em inglês para programas de estágio ou trainee, são feitas perguntas que dizem respeito à vida pessoal do candidato e às atividades corriqueiras que ele realiza. Para profissionais com mais experiência, pede-se que falem da carreira e das outras vivências profissionais.
Em ambos os casos, a questão que não pode faltar é: “Por que você tem interesse nessa oportunidade?”. É aqui que entra a preparação! “É interessante pensar antes nas respostas, saber qual o conteúdo vai apresentar para o recrutador”, ensina a consultora.
Treino e mais treino – Tanto é possível se preparar para a entrevista em inglês que a Outliers, escola de idiomas, criou o “Coaching de Inglês para Entrevistas”. A atividade é individual e customizada: o candidato envia o currículo e as informações relevantes da vaga, como as responsabilidades do cargo e as características da empresa, e os coaches se colocam no lugar do empregador para montar uma série de assuntos que poderão ser abordados na entrevista.
Com a supervisão dos coaches, os participantes têm a chance de treinar as respostas, adequar o vocabulário com termos usados na área pretendida e até preparar apresentações em inglês para as etapas de cases de negócios. De acordo com a coach Ho Mien Mien, a maioria dos profissionais que procura a Outliers já passou vexame em outras entrevistas. “Muita gente superestima a capacidade de falar inglês, mas na hora trava. Para evitar deslizes, a prática é a melhor opção”, diz.
O coaching inclui dois encontros, de uma hora e meia cada, com custo de R$ 225. É preciso ter, no mínimo, inglês intermediário, pois o coach irá focar no uso do idioma somente para o momento da entrevista.
Mas não pense que basta decorar as respostas em inglês antes da entrevista. A consultora da DM Especialistas garante que é possível perceber quando a fala do candidato é ensaiada, porque qualquer questionamento gera desconforto. “Nós exploramos as situações que o candidato apresenta, não tem como ele se antecipar”, diz.
Para ficar mais tranquilo, no entanto, Maria Luiza recomenda que o candidato “acostume o ouvido” antes da entrevista, assistindo filmes, séries ou escutando músicas no idioma. “O desconforto maior acontece entre os que não estão familiarizados com o inglês. Quem já vem aquecido, entra mais fácil no ambiente e consegue relaxar para responder às perguntas”, conta.