Busca

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Primeiro emprego depois da faculdade é decisivo para a carreira

Ana Luiza Jimenez

Aprendizados, incertezas e erros, muitos erros. Descubra por que a primeira experiência profissional será a mais importante de todas
O primeiro ano depois de terminar a faculdade é cheio de incertezas. Você se vê numa linha tênue entre a juventude e a vida de adulto, e está começando a aprender, na prática, como sobreviver no mundo real. Se antes a vida universitária era cheia de festas, provas, longas horas de sono, idas a palestras, e saídas com os amigos, depois de graduado, você encara o contraste de uma obrigação que toma o seu tempo das 8h às 17h e te obriga a ir para cama antes das dez.
Para completar, há muitas outras razões que fazem o seu primeiro emprego depois da universidade ser o mais importante de todos. O site Business Insider explica o porque. Confira!
1. Você vai aprender o que é profissionalismo
Ao ser lançado em uma atmosfera completamente nova, você vai ter que encarar o desafio de se adequar à etiqueta profissional semelhante aos que o rodeiam. Vai aprender tarefas tão simples quanto se vestir apropriadamente para o trabalho ou como usar uma máquina de fax, assim como desenvolver habilidades mais complexas - como formalidades no e-mail, apresentação pessoal e comunicação em um ambiente profissional.
2. Você vai aprender com os erros
Você inevitavelmente vai enfrentar obstáculos na transição entre a vida universitária e o mundo corporativo, mas o segredo para se dar bem é estar aberto para aprender com seus erros e se esforçar para criar novos hábitos e habilidades.
Durante o primeiro ano depois da faculdade, você será lançado a situações novas e encarregado de tomar decisões importantes com agilidade, enquanto na universidade você estava inserido em um ambiente artificial que não impactava nos negócios. Navegando pelo mundo real, você vai aprender as regras do jogo mais rápido do que imagina. E, ao progredir como profissional, será capaz de superar situações com garra e graça depois de “falhar” no começo da vida de trabalhador.
3. Você vai construir seu futuro
Seu primeiro emprego funciona como um trampolim para o seu futuro profissional. Isso pode ajudar ou prejudicar os novatos. Por exemplo, se você arranjar um emprego de analista de negócios em uma multinacional, é mais provável que tenha uma carreira bem sucedida do que se começasse trabalhando de garçom ou vendedor de loja.
Então, se você tem o luxo de escolher entre várias ofertas de emprego, pense onde você se imagina no seu futuro profissional, e escolha o cargo que pode direcionar para essa posição o mais rápido possível. Se você não tem um primeiro emprego dos sonhos, considere fazer uma especialização em Saúde, TI ou áreas com muita demanda.
4. Você vai aprender exatamente o que quer fazer na vida
Quando você é obrigado a trabalhar 8 horas diárias, não é difícil começar a entender a indústria e o cargo que você desempenha, e isso ajuda a enxergar onde você quer estar no futuro.
Com sorte, sendo um profissional no início da carreira, você também terá a possibilidade de mudar sua trajetória profissional. Isso significa que se você detesta seu trabalho e conta os dias para o fim de semana, ainda há tempo para descobrir o que você realmente quer fazer na vida e tracejar objetivos concretos para chegar lá.