Busca

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Especial - Processo Seletivo: do currículo à entrevista

Currículo: modelo básico e eficiente

Monster

Muito se fala sobre modelos de currículos, “padrões” para apresentar sua experiência profissional. Pouco se fala que não há uma forma única de fazê-los. Por um simples motivo: as empresas são diversas, têm segmentos de negócios diferentes, por isso mesmo, prioridades na hora em que analisam CVs refletem suas prioridades. Apesar da maioria dos recrutadores seguirem procedimentos similares na seleção existem RHs que valorizam muito uma carta de apresentação. Outras descartam sem qualquer leitura. Alguns recrutadores querem saber onde o candidato se formou, se as instituições de ensino são de renome e batem com a formação solicitada para o cargo. Outras, quanto tempo de experiência o profissional tem naquela determinada área.
Difícil, não é mesmo? Mas também existem pesquisas, tendências, orientações de consultores que apontam o que poderia ser um currículo moderno e eficiente nos tempos de hoje. Uma delas é saber a capacidade de realização do candidato. Que resultados práticos ele trouxe nas empresas em que trabalhou. Preparamos um modelo para você se basear e reformular seu currículo. Mas atenção: o que vai valer de fato é você refletir sobre o que você fez de relevante na sua carreira.
No cabeçalho:
Nome (completo):___________________________ Telefones fixo e celular para contato:
Email (dispense informações como skype, MSN, redes sociais)
Título: o primeiro passo para “fisgar” a atenção do seu recrutador. Seja o mais específico possível aliando sua experiência ao cargo solicitado. Não adiante colocar “engenheiro”. Coloque por exemplo, engenheiro com foco na área da vaga anunciada.
Principais realizações:
Destaque em cinco frases tópicos suas realizações na primeira pessoa. Não é necessário aqui descrever empresas, data de contratação e rescisão. Por exemplo:
• Liderei equipes de desenvolvimento de projeto na área de Telecom resultando em otimização de implantação de novos produtos
• Planejei ações de treinamento para programa de trainees por três anos
• Implantei softwares de ERP na matriz e cinco filiais integrando processos administrativos de toda a companhia
Qualificações
Não é aqui que você vai falar da sua formação escolar. Aqui você vai captar toda sua expertise profissional somada à sua escolaridade. Por exemplo: você pode ser engenheiro, mas especializou-se em vendas ou consultoria para empresas do segmento que você está se candidatando. Exemplo:
• Engenheiro civil especializado em avaliações e transações de terrenos para construtores de grande porte, tais como X, Y e Z
• Jornalista com foco em moda, com experiência em coberturas on line e inserção em redes sociais
• Arquiteto especializado em construções populares para construtoras de grande porte
Depois coloque sua Formação, com escolaridade a partir da graduação. Se você ainda não se formou, confira as dicas para currículos de estagiários aqui. Cursos de especialização, MBA e pós-graduação em geral devem vir primeiro. Se você fez cursos de idiomas ou de curta duração na sua área profissional fora do país, destaque essa formação também. Exemplo:
• Doutorado em Agronomia na Federal de Nova Vicosa – Conclusão em dezembro de 2010
• Mestrado na Sidney University – Conclusão em 2005
• Graduado como engenheiro agrônomo na Universidade Federal do Espírito Santo – 2002
Experiência profissional
Lembrando que o seu currículo não deve ultrapassar duas páginas, liste da última empresa em que trabalhou até finalizar esse espaço. Aqui é importante descrever rapidamente o ramo de negócio da empresa, data de entrada e saída, cargo e as atribuições da sua função. Exemplo:
- Artes e Adesivos Cia: empresa voltada para decoração de anteriores. De janeiro 2008 a fevereiro de 2010. Consultor de estilo. Era responsável pelo atendimento de arquitetos, seleção de catálogos e capacitação técnica para aplicação.
- Health Work: consultoria de medicina do trabalho para empresas da área química e petroquímica. De março de 2007 até novembro de 2010. Médico do Trabalho. Responsável por emissão de laudos, visitas periódicas às fábricas para monitorar programas de qualidade de vida.
Lembre-se, os recrutadores não só querem saber o que você fez, mas onde fez. Muitas empresas, apesar de fazer realizarem trabalhos sofisticados e especializados, muitas vezes não são de conhecimento público. Isso acontece em empresas de tecnologia que criam produtos e soluções para grandes empresas; áreas de saúde e pesquisa. A não ser que as empresas que você tenha trabalhado dispensem apresentações, é importante especificar o que elas faziam para que o RH entenda qual a sua importância durante o período que você atuou lá.
*Por Fabíola Lago, Community Manager do Monster Brasil.