Busca

terça-feira, 26 de junho de 2012

Especialista ensina como se vestir para o trabalho

Ana Luiza Jimenez

Já parou para pensar que a forma como você se veste pode interferir na imagem profissional que você passa? Se você não liga muito para as roupas que usa no trabalho, fique sabendo que as empresas se preocupam (e muito!) com isso. É para isso que existe o famoso dress code ou código de vestimenta, que estabelece como os profissionais devem se vestir.
Segundo a consultora de imagem Ana Vaz, usar roupas adequadas para o ambiente corporativo pode influenciar até no sucesso profissional. “Em um mundo onde muitos profissionais têm a mesma qualificação técnica, uma imagem bem cuidada e coerente com a marca da empresa pode ser diferencial”, diz ela.
Para que não reste nenhuma dúvida, existem companhias que instituem um dress code formalizado, indicando numa cartilha o que os profissionais da empresa podem ou não usar. O banco Itaú faz parte desse grupo.
A instituição financeira indica camisas de tecido (mangas curtas ou compridas), vestido de comprimento na altura do joelho, terninhos e blazers, calça de algodão ou sarja e jeans clássicos (apenas às sextas-feiras). A cartilha do Itaú cita alguns trajes inapropriados, como barriga de fora, camisetas e roupas para prática de esportes. As mulheres também precisam ficar atentas a tecidos muito leves, rendados, brilhantes, transparentes e peças que mostrem ou se pareçam com lingerie.
Não há nada formalizado no que diz respeito a maquiagem, barba e corte de cabelo, fica valendo o bom senso dos funcionários. A barba, desde que bem cuidada, é permitida para os homens.
As regras são mais rígidas para os colaboradores que têm contato direto com clientes e fornecedores. Nesses casos, os itens terno e gravata ou tailleurs ainda são indispensáveis.
Acerte na combinação - Muitas empresas ainda não contam com um dress code formalizado, mas não é por isso que o profissional pode deixar de se vestir adequadamente para o ambiente de trabalho. Para não errar no visual corporativo, confira as dicas de Alana Rodrigues, consultora especializada em imagem pessoal.
Conheça o perfil de onde trabalha - Pesquise o site, os objetivos e o perfil de cliente da empresa. Essas informações são importantes para identificar se o ambiente profissional é casual ou informal. Outro fator a ser observado é como as pessoas que estão acima de você se vestem. Assim, é possível ter uma referência de profissionais que estão na companhia há mais tempo. Outra dica é conversar com o RH da empresa e informar-se sobre orientações de como se vestir adequadamente.
Muito além da roupa – Se engana quem acredita que a imagem pessoal se limita à vestimenta. O comportamento no ambiente de trabalho também é um fator que colabora para compor a imagem passada para os colegas. “Vale a pena prestar atenção ao tom de voz, organização da mesa, maneira de andar e forma de falar com amigos. Tudo deve ser o mais discreto possível”, diz a consultora.
Dicas para as mulheres – O bom senso é sempre o caminho ideal para quem tem dúvidas na hora de vestir, principalmente no ambiente profissional. Como as mulheres têm mais opções de roupas e acessórios no guarda-roupa, as chances de errar o visual são maiores. Segundo Alana, é preciso atenção redobrada com decotes extravagantes, comprimentos muito curtos, rasteiras abertas e tamancos, jeans rasgado e de cintura muito baixa, tecidos de má qualidade, muita mistura de cor com acessórios exagerados, roupas em estado de doação ou com pequenos consertos e acessórios que fazem muito barulho.
Quando o assunto é maquiagem, descrição e leveza são fundamentais. A especialista indica evitar sombras de cores vibrantes, brilhos e blush muito marcado. Para aquelas que não dispensam o batom em tons escuros, todo o cuidado é pouco: “pinte todo o lábio com um lápis da mesma cor e só depois aplique o batom tirando o excesso com papel e repassando mais uma vez”, aconselha Alana.
Dicas para os homens – Segundo a consultora, os homens devem estar sempre atentos a ternos em tamanho grande demais, camisas de tecido de má qualidade, sapatos desgastados, combinação de cores diferente entre meia e sapato, camisas muito chamativas. Para aqueles que não vivem sem um toque de cor, a dica é investir em gravatas coloridas.
Apesar de nem todas as empresas exigirem a barba sempre feita, é importante mantê-la aparada e bem cuidada. Além disso, o cabelo dos garotos deve estar sempre cortado ou, se for comprido, preso.  Vale lembrar que profissionais da área da saúde devem ter a barba sempre feita para transmitir higiene e limpeza.