Busca

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Carreira & Imagem e Etiqueta do Trabalho: sua postura é sua marca registrada!

Waleska Farias

Faz tempo que as “regras de etiqueta” deixaram de figurar apenas como bons modos em eventos sociais. As noções de etiqueta ultrapassaram a fronteira dos protocolos, restaurantes, e cerimoniais. O comportamento é repetitivo, e “o costume de casa vai à praça”, portanto, é importante que as pessoas tenham o bom senso de avaliar as normas de etiquetas como uma questão básica de educação e boa conduta que se aplicam a diversas situações no âmbito social e profissional.

Ser descortês, falar alto demais, beber além da conta, fazer do celular um megafone, descuidar-se da aparência pessoal, privilegiar somente a si mesmo, ignorar a necessidade do outro, pode comprometer sua imagem pessoal e trazer consequências danosas quanto à sua credibilidade. E, como tudo depende do comprometimento de cada um no que tange à sua própria evolução, é sensato atentar para os apelos da civilidade e garantir um diferencial quanto aos padrões de comportamento, pois as boas maneiras nunca saem de moda e são sempre muito bem vistas.

A etiqueta do trabalho é a garantia para a manutenção do respeito mútuo e da convivência pacífica nas empresas. Indicativos do marketing pessoal como conduta profissional, desenvoltura, adaptabilidade, comunicação eficaz, rede de relacionamento e espírito de equipe e liderança são pré-requisitos desse novo perfil profissional demandado pelas empresas.
No universo corporativo não há mais espaço para profissionais que galgam cabeças e se negam a incluir a percepção do outro nas suas realidades. Conceitos como cordialidade, respeito, humildade e acolhimento são cada vez mais demandados pelas empresas na busca desse novo perfil profissional. Afinal, do que adianta ser bem formado se for mal educado?

Waleska Farias
Coaching, Gestão de Carreira & Imagem.