Busca

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estamos preparados para um feed-back do recrutador?

Estou em busca de recolocação pois não estou feliz com meu trabalho atual. Porém para os diversos anúncios a que respondo não recebo nenhum retorno, nenhum posicionamento. Não sei nem ao menos se meu currículo foi recebido. Por que isto acontece?

A internauta tem toda a razão. Diversos anúncios em sites de emprego ou mesmo em redes sociais para onde mandamos nosso currículo, em resposta a anúncios de emprego, não nos dão qualquer retorno. O máximo que acontece é recebermos uma resposta automática do servidor de e-mails nos informando que o arquivo foi recebido, e só.

Analisando pelo lado do candidato acho que este falta de retorno é no mínimo falta de educação, para não dizer falta de respeito. Talvez o excesso de currículos, talvez o excesso de afazeres levem a esta tão generalizada prática.

Todavia um entrevistador que dá retorno a um candidato que envia o seu currículo, humaniza a relação, reconhece o ser humano por trás daquele histórico profissional e se possível, ainda aponta as chances de sucesso, ou insucesso, daquele candidato para a vaga. Se bem conduzido, um simples retorno a um candidato pode ser muito pedagógico em relação a como o seu perfil anda em relação às necessidades do mercado.

Analisando pelo lado do recrutador, confesso que me pego muitas vezes aborrecido com a quantidade de currículos absolutamente sem o perfil exigido para determinada vaga. Este tipo de ocorrência é tão frequente que diversos sites de empregos criaram perguntas eliminatórias para quem pretende encaminhar um currículo para uma vaga: Você tem inglês fluente? Sim ou não? Você tem experiência em determinada atividade? Sim ou não.

Neste instante muitos podem estar pensando, puxa, mas como conseguir experiência se não me dão uma chance? A resposta é simples. Começando pelo começo, de baixo, pelo nível de entrada, como a maioria de nós.

Recentemente anunciei uma vaga que exigia experiência de 4 anos em determinado segmento de mercado. Em respeito aos possíveis interessados e buscando humanizar a relação, publiquei o meu e-mail para receber diretamente os currículos. Para cada currículo que recebia, fazia uma avaliação cuidadosa e, ou chamava o candidato para uma entrevista, ou informava que a experiência apresentada não estava em linha com o que era solicitado. Para minha surpresa, cerca de 30% dos candidatos que não tinham experiência para quem respondi retornaram ao e-mail em tom  indignado por não terem ao menos uma chance de apresentarem pessoalmente o seu potencial.

Neste momento é importante lembrar que o mercado é implacável e imediatista: na maioria dos casos, não existe tempo para lapidar diamantes brutos: o candidato já tem que assumir a vaga em condições de produzir.
De qualquer forma acho que todos os currículos devem ser respondidos pelos recrutadores.

E aqui fica uma alerta aos candidatos: por mais potencial que se tenha, não é recomendável contestar o retorno ou a avaliação preliminar de um recrutador. Além de não resolver a questão, pode criar um conflito desnecessário que apenas afasta ainda mais o candidato daquela empresa.
Fonte: Roberto Caldeira – Blog Seu Próximo Emprego