Busca

quinta-feira, 22 de março de 2012

Os 7 Erros mais comuns no conteúdo de um currículo

Um currículo é um documento de apresentação profissional com o objetivo de espelhar o perfil do profissional que o assina. Mais que isto, deve ser quase uma peça de marketing para chama a atenção do recrutador, destacar as ideias principais convencendo-o de que aquele candidato tem um perfil ideal para a vaga, e deve ser chamado para uma entrevista.
Para atingir o objetivo de ser entrevistado e contratado, é importante evitarmos algumas armadilhas que podem surgir durante a elaboração do currículo:
1- O objetivo do candidato deve estar adequado às necessidades da empresa para a vaga ofertada. Em muitos casos os candidatos colocam um objetivo genérico demais, ou diferente do que a empresa busca.
2- Excesso de informações pessoais. Limite-se ao básico: nome, endereço, telefone de contato e e-mail. Se estiver confortável com isso coloque também a idade e o estado civil, embora não seja obrigatório. Nada de número de documentos.
3- Foto: evite andar neste terreno movediço. Para termos uma foto boa, em um bom ângulo, com as cores e a iluminação correta, é necessária a ajuda de um profissional, o que não é tão acessível. Fotos de eventos pessoais, cortando-se os demais participantes da foto, nem pensar. Além do mais, nunca se sabe qual a cultura e os valores que o entrevistador do outro lado possui, e o que vai achar da imagem desta ou daquela pessoa, ou se vai incorrer na formação de um pré-conceito.
4- Excesso de cursos de curta duração. Muitos candidatos colocam uma lista interminável de cursos de até 10 horas de duração, palestras, seminários internos de empregos anteriores etc. A menos que o curso seja relevante para o seu desempenho pessoal, e a menos que os cursos sejam de alguma certificação essencial para a sua profissão, atenha-se aos cursos relevantes e aos de formação profissional ou extensão acadêmica. Um item bastante comum são as faculdades inconclusas ou abandonadas: pouco acrescenta ao currículo.
5- Evite definir o seu nível de domínio de idiomas apresentando o nível que esta cursando em alguma instituição de ensino de línguas. O domínio de idiomas se dá basicamente em dois âmbitos: a fala e a escrita. E os níveis que interessam para uma empresa são intermediário, avançado ou fluente. Fora disso, é melhor voltar aos bancos escolares ou fazer um intercâmbio.
6- Experiência profissional: item chave de qualquer currículo, aqui é importante descrever as responsabilidades e as realizações dos últimos empregos (redução de custos, aumento nas vendas, melhoria de produtividade etc.).
7- Evite incluir a pretensão salarial. Se você esta concorrendo a uma vaga com o seu perfil, provavelmente sua expectativa estará alinhada com a da empresa. Deixe que a empresa ou o entrevistador tomem a iniciativa sobre o assunto. Saiba o que fazer quando o anúncio pede currículo com pretensão salarial
Fonte: Roberto Caldeira – Blog Seu Próximo Emprego