Busca

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cursos de férias pode ser uma boa chance para aprender novo idioma


Vitor Tavares Do G1 PE

Janeiro, para muita gente, é o mês das férias, do tempo livre. Isso serve tanto para estudantes, com o recesso das aulas, como para trabalhadores, que muitas vezes elegem o mês para descansar ou viajar. Mas o primeiro mês do ano também pode ser uma ótima oportunidade para quem quer investir em estudo, conhecendo ou se aperfeiçoando em outro idioma. No Recife, diversos cursos de férias são oferecidos por escolas de idiomas para iniciantes ou para pessoas que já tenham conhecimento em línguas estrangeiras.

A fisioterapeuta Maíra Florentino é uma dessas pessoas que escolheram um mês de férias para fazer o curso. Ela, que tem 29 anos, decidiu, aos 13, deixar de lado o inglês da escola regular para seguir o caminho do espanhol. Porém, com pretensões de fazer um doutorado em sua área, acabou percebendo a necessidade de voltar a aprender a língua do Reino Unido. Em julho passado, Maíra reservou duas horas e meia, durante quatro dias da semana, para sair da Cidade Universitária, onde mora, e ir para um curso de inglês no bairro da Madalena. Ela diz que não se arrependeu. “Você vivencia o inglês todos os dias. Não tem tempo para esquecer e acaba se aperfeiçoando. Como o intensivo é rápido, consegui agregar melhor. Você está ouvindo todos os dias, falando todos os dias, pronunciando todos os dias”, afirmou.

Maíra, que não gostava da língua inglesa, hoje continua no curso regular do idioma, com aulas duas vezes por semana, e já tem pretensões de viajar para o Canadá para se aperfeiçoar. Para janeiro próximo, outro curso de férias já está nos seus planos. “Quando você tem aulas diariamente, se força a estudar. Como são seis meses condensados no espaço de um mês, os assuntos vão ser dados rapidamente e você tem que pegar, porque no outro dia já vai ser outro. Mesmo que não tenha tempo em casa para estudar, quando o professor der o novo assunto você consegue se lembrar do que foi dado antes”, opinou.

Apesar de achar cansativo, por sempre ter coisas a fazer mesmo em meses de férias, a fisioterapeuta gosta de frequentar as aulas hoje em dia. E ela credita isso ao fato de ter evoluído bastante. “Para quem tinha um inglês básico, hoje eu já consigo elaborar frases e, sobretudo, compreender o que as pessoas estão falando. A questão da escrita é mais complicada, pois precisa de mais treinamento”, reforça. Maíra pretender terminar o curso de inglês em 2013 e iniciar as aulas de francês em breve.

Os cursos de férias na capital pernambucana duram boa parte do mês de janeiro e oferecem aulas pelo menos quatro vezes na semana. Na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) localizada no bairro de Santo Amaro, por exemplo, os interessados em viajar para o exterior podem aprender espanhol, francês e inglês focados para o turismo. O Senac ainda oferece curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Particulares, a Aliança Francesa e o Britanic oferecem aulas nos períodos da manhã, tarde ou noite. A escola Yázigi ainda tem programação para crianças de até 12 anos e cursos focados em conversação.

Confira a programação de cursos de férias em algumas escolas do Grande Recife:
Britanic (Unidades em Boa Viagem, Aflitos, Madalena, Piedade e Setúbal)
De 3 a 26 de janeiro
Aulas de segunda a quinta (2 horas e meia por dia, manhã, tarde ou noite)
Iniciante até avançado (Inglês e espanhol)
Informações: 3228-1250

Aliança Francesa (Unidades em Boa Viagem e no Derby)
De 2 a 26 de janeiro
Aulas de segunda a sexta (3 horas por dia, manhã, tarde ou noite)
Iniciante até avançado (francês)
Informações: 3202-6262

Senac (Unidade Santo Amaro)
De 4 a 20 de janeiro
Aulas de segunda a sexta (3 horas por dia, manhã, tarde ou noite)
Inglês para turismo, espanhol e francês para viagem ou Libras
Informações: 3413.6694

Yázigi (Unidades em Boa Viagem, Casa Forte, Olinda e Aflitos)
De 9 a 31 de janeiro
Iniciantes (Inglês, francês e espanhol), crianças (inglês), conversação para iniciantes até avançado (Inglês)
Informações: 3301-4222 / 3301-6324

Fonte: G1 PE