Busca

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Como aprender (de fato) um idioma na internet

O cardápio de cursos de línguas na rede é amplo e variado. Há desde blogs com acesso franco e redes sociais que cobram taxas até sites de escolas conhecidas. Antes de fazer sua escolha, é preciso checar itens essenciais:

Mediador
Ter alguém para corrigir exercícios e apontar erros de pronúncia faz toda a diferença. Nem todos os sites, especialmente os gratuitos, oferecem essa alternativa. Fuja dos cursos sem mediador e, se puder, escolha os que têm professores graduados e fluentes.
 
Material didático
A grande vantagem do ensino na rede é a interatividade. Por isso, quanto mais variados o conteúdo e o formato, maiores o envolvimento e atenção do aluno. Nos melhores cursos, há conversas por canais como o Skype, exercícios combinados a vídeos e jogos.


 
Método
No ambiente virtual, o foco é a conversação, e não a gramática. Mas os vídeos e áudios não podem saturar o aluno. O ideal é que a complexidade dos diálogos aumente gradativamente, e que eles sejam combinados a exercícios que fixem pelo manos o essencial da gramática.




Avaliação
A sensação de evolução é um importante estímulo para o aprendizado. Recomenda-se, portanto, que o site possua um sistema de pontos ou fases para que o próprio aluno possa medir quanto já aprendeu e quanto ainda falta para atingir o nível desejado de proficiência.



Sites com conteúdo em português:
www.berlitz.com

Fonte: Revista Veja - Vida Digital