Busca

terça-feira, 24 de maio de 2011

Seção: O que fazer...

Você está trabalhando a pouco tempo e recebe uma proposta tentadora para ir para outra empresa, não hesita em optar pela “melhor oportunidade” e troca imediatamente de emprego, mas logo depois é demitida, e o sonho vira um pesadelo.
Na busca por novas oportunidades você se depara com um novo desafio – a entrevista, e nela é questionada diversas vezes sobre a saída dos últimos empregos. O que fazer para explicar e não dá a impressão de instabilidade?

Realmente, ao ler seu currículo, o recrutador pode ter receio de que você mude rapidamente de emprego novamente, caso seja selecionada para a vaga.

Não é crime querer melhorar na carreira e agarrar oportunidades melhores que aparecerem. Você não deve se envergonhar do seu histórico nem mentir, omitindo o que aconteceu. Todos nós temos erros e acertos no nosso desenvolvimento profissional. Todos têm pontos fortes e fracos.

Na entrevista, ressalte os seus pontos fortes e mostre que conhece seus pontos negativos e está trabalhando para melhorá-los.

Caso seja questionada sobre por que 'não deu certo nas empresas anteriores', mostre que a vontade de crescer e se desenvolver profissionalmente foram a motivação para a mudança. Deixe claro que não foi porque 'apenas deu vontade'. Reforce que a experiência lhe ensinou a valorizar também outros aspectos da função e que está mais confiante para assumir uma nova responsabilidade na nova empresa.

Comente o que você aprendeu com esta experiência e emende à resposta algo que valorize seu currículo, para não se prolongar neste assunto ou demonstrar insegurança.

O recrutador irá olhar vários aspectos do seu perfil profissional (conhecimentos, experiência, maturidade) e comparar com os requisitos da vaga. Não será apenas este fator que decidirá seu futuro. Não se preocupe tanto com ele e explore ao máximo seus pontos positivos.


Por Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo