Busca

terça-feira, 24 de maio de 2011

O perfil do novo estagiário

por Ana Carolina Cerizze

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/Rio) revelou que a maioria dos estudantes que buscam uma oportunidade de estágio, apesar da origem humilde, tem conhecimento de uma segunda língua e acesso à tecnologia.

De acordo com o Superintendente do CIEE/Rio, Paulo Pimenta, o perfil do novo estagiário é de um jovem interessado em melhorar a sua qualidade pessoal e disposto a frequentar treinamentos para que desempenhe bem suas funções. "É um sujeito que, como vem de baixa renda, tem expectativas não muito grandes. Mas, desde o momento que ele ingressa no estágio e vê possibilidades de progresso, começa a se dedicar. E sabe que isso terá consequências positivas. Ele passa a querer treinar e participar da empresa", disse. Para ele, nos últimos anos tem ocorrido muitas mudanças no perfil médio desses jovens, mas o que ainda continua em carência são os chamados  conhecimentos básicos - oriundos da escola regular e também da educação em casa. Eles ainda apresentam dificuldades com a Língua Portuguesa, a matemática prática e a parte comportamental. Todavia, ele destaca como um ponto forte dos estagiários a pré-disposição para melhorar.

Segundo Débora Nascimento, gerente geral do Instituto Capacitare, se antigamente o inglês era tido como um grande diferencial, hoje em dia os jovens devem se preocupar com o Excel, que tomou conta desse lugar. "Hoje, as empresas estão cada vez mais apostando nos seus estagiários para serem seus futuros gestores. Como gestor de uma equipe ele lida com tudo, desde participar do planejamento estratégico até do controle orçamentário daquela área. Por isso precisa ter facetas diferentes, que vão além daquilo que teve na formação acadêmica", explicou.

O estágio, muitas vezes, funciona como uma porta de entrada do jovem para o mercado de trabalho. É a oportunidade perfeita para além de aprender o máximo possível, mostrar a capacidade que tem de trabalhar na área e conseguir um emprego fixo. Diversas empresas costumam preparar os estagiários para mais tarde contratá-los. "Hoje em dia as empresas olham para o estagiário pensando a longo prazo, se elas não conseguem visualizar o estagiário no futuro da empresa, então, ele não serve. Por isso, o candidato à vaga tem que mostrar uma vontade de crescimento, de fazer carreira na empresa", concluiu Débora Nascimento.

Fonte: Folha Dirigida