Busca

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sem experiência profissional?

Preparar um currículo nessa situação pode ser um desafio para quem nunca trabalhou e busca sua primeira oportunidade, como um estágio ou programa de trainee.

Dá para elaborar um currículo com pouca ou nenhuma experiência profissional? Aos candidatos de pouca fé eis a resposta... É possível tirar leite de pedra sim.

O segredo é estruturar e focar a elaboração do currículo em três pontos: formação acadêmica, boa apresentação, com texto limpo e esteticamente apresentável e honestidade.

Cursos rápidos e treinamentos também merecem registro no currículo – desde que sejam compatíveis com o cargo pretendido. 

Quais as suas intenções?

Para quem ainda não começou a cursar a faculdade, vale registrar as pretensões e o compromisso com a qualificação no futuro, informando o curso que vai iniciar.

Esse registro pode ser feito à parte, algo como “Pretensões de aperfeiçoamento”, em que o candidato pode mostrar o que pretende fazer para se especializar, lembrando que você não deve transformar seu currículo em uma lista de promessas.

O currículo é o seu cartão de visita, portanto, cuidado com a escrita, a gramática e a apresentação. Erros de português no currículo são "inaceitáveis".  

Um bom recurso para amenizar a escassez de informações do currículo é a maneira de organizar os dados, tornar o texto estruturalmente agradável, letra em tamanho adequado (normalmente utiliza-se fonte Arial ou Times New Roman no tamanho 12) para facilitar a leitura do selecionador. E não esqueça que uma página é o ideal.

Tópicos sucintos e organizados também são importantes, facilitando a visualização pelo selecionador. 
Os 'Hobbies' devem ser mencionados?
Incluir um tópico com "informações complementares" no currículo pode ser útil para apresentar atividades extracurriculares interessantes ou preferências compatíveis com a empresa, como por exemplo, hábitos de leitura se a vaga é em uma grande livraria. 

As atividades filantrópicas e trabalho voluntário são apreciados hoje em dia e devem ser incluídos.

A entrevista é a chave

Quando o candidato não tem experiência profissional o segredo é tornar o currículo atraente e conquistar a oportunidade de ser convocado para a entrevista. É no contato direto com o selecionador que o candidato vende o seu peixe, mostrando que a pouca ou nenhuma experiência não é um obstáculo, e sim um estímulo para aprender.

Fonte:G1 e pe360graus