Busca

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dinâmica de grupo: o que pode dar errado?

Essa é uma das principais etapas da seleção, onde os candidatos participam de atividades de integração, que são elaboradas e aplicadas para o selecionador conhecer melhor traços da personalidade desses candidatos.

Os profissionais de recursos humanos advertem: o comportamento inadequado na dinâmica pode tirar o candidato da seleção.

Exemplo...
Durante uma dinâmica de grupo para selecionar promotores de vendas, que é um cargo que exige flexibilidade e iniciativa, um dos candidatos mostra-se apático e arredio as opiniões dos outros, ele provavelmente será eliminado.

A timidez não é motivo para eliminação do candidato, pois existem pessoas introvertidas e extrovertidas. O que será avaliado é a participação ou não na dinâmica. O tímido pode falar pouco, mas dizer coisas coerentes, e certamente terá mais vantagens do que, quem falou demais, foi arrogante, ou até falou no momento em que outra pessoa estava falando, querendo ser o centro das atenções.

As dinâmicas são feitas, segundo os recrutadores, com no máximo 20 pessoas por turma e servem para analisar a apresentação pessoal, a dicção, a capacidade de trabalhar em equipe e a criatividade dos candidatos. São mais utilizadas na seleção de funcionários de cargos operacionais do que para candidatos a chefias.

O que vestir?
O traje para participar de uma dinâmica deve ser condizente com a vaga que está sendo ofertada, ou seja, uma vaga para uma área de atendimento ou ligada à administração, pede uma roupa mais formal.

Estrutura básica de uma dinâmica
1. Introdução com atividade lúdica, também chamada de quebra-gelo, serve para avaliar a capacidade de improvisação e a criatividade.

2. O teste psicológico que avalia o perfil, a agressividade, a rapidez e a espontaneidade.

3. Ao final da dinâmica, cada candidato escreve uma redação sobre um tema livre. E ao contrário do que todos pensam, o objetivo da redação é analisar a grafologia e se cada um escreve corretamente, não a caligrafia.

Não existe regra para se dar bem em uma dinâmica, apenas haja de forma natural. Lembre-se o selecionador é preparado para perceber quando alguém tenta ser o que não é.

Fonte:G1